Anúncios em redes socais crescem, mas ROI ainda é dúvida para a maioria

A maior parte das empresas paga para anunciar nas redes sociais. A maioria dedica entre 1% e 10% de sua verba de publicidade nessa modalidade. Os dados são da pesquisa Paid Social Media Advertising 2013, de autoria do Instituto Nielsen, que colheu informações por e-mail ou telefone de 500 profissionais de marketing dos Estados Unidos.

O relatório aponta que 89% das empresas e 71% das agências fazem uso de ferramentas gratuitas. E 75% das empresas e 81% das agências compram anúncios, o que indica que boa parte mescla as duas modalidades. Uma parcela pequena não usa nenhuma das opções.

Paid Social Media Advertising 2013 (1)

A maior parte das empresas americanas começou a prestar atenção em social ads nos últimos três anos. Por isso, sete em cada dez ainda investem neles apenas 1% a 10% do budget. Somente 13% direcionam mais de 20% de suas verbas.

Paid Social Media Advertising 2013 (2)

Chama a atenção também o fato de 29% das empresas e 27% das agências enxergarem anúncios em redes sociais como eficientes. Eles dizem conseguir mensurar retorno sobre investimento (ROI) dessa atividade. Mas o percentual de profissionais que não conseguem aferir ROI ainda é maior: 66% (empresas) e 70% (agências).

Dados complementares
Três em cada quatro profissionais de marketing fazem anúncios em social media. E 64% pretendem aumentar os investimentos nos 12 meses subsequentes à coleta de dados. Outra tendência clara do estudo é a migração das verbas de publicidade off-line para o online.

O relatório da pesquisa está disponível em PDF no próprio site da Nielsen.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se