8 boas práticas para maximizar a visibilidade do seu site ou blog

Se a função essencial de um site ou blog é ter audiência, certifique-se de que, além de publicar um conteúdo relevante e bem produzido, você esteja usando todos os recursos para alcançar o público.

Extraímos e traduzimos oito ideias do Olm Blog que são úteis para quem publica conteúdo em um site ou blog.


1. Use plugins
Especialmente se você for usuário de plataformas abertas e simples como o WordPress, use plugins que otimizem SEO ? sigla de Search Engine Optmization, que diz respeito a aparecer bem classificado nos resultados de buscas do Google.

Esses plugins são gratuitos, de fácil instalação, e podem ser determinantes para seu conteúdo aparecer na primeira página dos resultados das buscas orgânicas.


2. Use as palavras-chave inteligentemente
Os algoritmos do Google, chamados de Panda, Penguin e Penguin 2.0 punem quem tenta trapaceá-los colocando palavras-chave fora do contexto real só para ganhar audiência.

Para usar as técnicas de forma legítima, primeiro escolha uma palavra-chave que seja essencial em sua matéria ou artigo. Então, certifique-se de que essa palavra aparece em pontos cruciais, como título, primeiros parágrafos e tag.


3. Acelere o site
Quase metade dos usuários desiste de entrar numa página se ela levar mais do que 4 segundos para carregar. Portanto, a velocidade do seu site impacta diretamente na audiência e, por tabela, em SEO.

Faça um teste no seu site. Para isso, use o Pingdom, uma ferramenta gratuita. Se estiver muito lento, reveja os aspectos técnicos da construção do seu site.


4. Descubra o tamanho ideal dos seus textos
Qual o tamanho certo de um texto? Não há uma resposta. Cada matéria deve ter o tamanho que merece. Mas um estudo do ViperChill.com mostrou o tamanho médio de cada post de acordo com o tema abordado.

Posts sobre dispositivos e fofoca, por exemplo, são os menores. Têm em torno de 180 palavras (atenção: a contagem aqui é por palavras, e não por caracteres). Os maiores são aqueles que abordam marketing (1.085 palavras), finanças (1.225) e desenvolvimento pessoal (1.470).

Essas são apenas referências que mostram uma grande variedade. Descubra a sua média ideal e determine seus próprios parâmetros.


5. Use imagens
Isso tornará o texto mais leve para seu leitor e permitirá que seu conteúdo seja encontrado também por buscas de imagens. Mas, para isso funcionar, certifique-se de incluir a palavra-chave no nome do arquivo (JPG, PNG, GIF etc.) e, ainda, na legenda e descrição da imagem.


6. Faça links entre suas matérias
Quando dois textos tratarem de assuntos afins, faça links de um para o outro. Isso ajuda o leitor a se aprofundar, caso ele queira. Deixe, ainda, expostos links que organizam a navegação, como uma lista de posts recentes ou de categorias de seu site ou blog.


7. Publique regularmente
Uma das falhas mais comuns em sites e blogs é  a desatualização. Ser constante na publicação é fator-chave de sucesso. Quanto maior a frequência com que um site ou blog publica, mais os rastreadores do Google ficam atentos a ele.


8. Ative as redes sociais
Social media é uma forma de dar visibilidade ao seu conteúdo e fazê-lo chegar ao seu público. Não deixe de usar esse recurso.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se