5 coisas que aprendi sobre podcasting

Tenho feito podcasts desde agosto e durante esse tempo aprendi algumas coisas.

1. Microfones são importantes
Se você for montar um estúdio em casa, não economize nos microfones. A parte mais importante do quebra-cabeças são os microfones e estes não são baratos. Comprei três RØDE Procasters e obtive um retorno esplêndido com isso.

2. Química é a chave
Se você for gravar em conjunto com um parceiro (co-host), convidado ou ambos, boa química é mais do que meio caminho andado. Quando há o clique, conteúdo interessante transborda naturalmente. Grave com pessoas das quais você goste.

3. Todos os pedaços são importantes
Há muitos componentes em um bom podcast: hardware, software, conteúdo, hosting e XML. Mergulhe de cabeça em todos os cinco e você se sairá bem no longo prazo. Se uma ou duas dessas partes te assustam, mais um motivo para arregaçar as mangas e entender completamente como tudo funciona a criação de um podcast adequado.

4. Mensure com perspectiva
Mensure tudo, inclusive os downloads do seu arquivo MP3, mas nunca perca a perspectiva. Os números revelarão boas transações, mas não os deixe ditar o conteúdo ou depreciar a qualidade sem que você avalie todo o quadro. Os números apenas contam uma parte pequena da história.

5. Projete e tenha sucesso no microfone
Em meu RØDE Procasters, por exemplo, você precisa falar exatamente em frente ao microfone. Dez centímetros para um dos lados e você terá problema de posição. Pratique o uso correto do microfone. Certifique-se de que seu parceiro e convidados estejam atentos a essa questão. Crie a oportunidade de todos praticarem antes de apertar o botão de gravar.

Com o equipamento certo, a química certa e a projeção certa, seu som sairá excelente.∞


Este artigo é de autoria do canadense Toronto Mike (@torontomike no Twitter). Foi originalmente publicado em seu blog, com o título 5 Things I’ve Learned From Podcasting. Baseia-se em sua experiência nos podcasts disponíveis em http://www.torontomike.com/podcast/. A Tracto recebeu de Mike autorização para traduzir e publicar este artigo.