25 erros de content marketing

Obter resultados a partir do conteúdo publicado é o desafio de toda marca que pratica content marketing. Com base em seis fontes estrangeiras e nos consultores da Tracto, listamos 25 erros comuns:

  1. Você só fala sobre você. Fale sobre o que você sabe, e não sobre o que vende.
  2. Você serve apenas a sua marca, e não o seu público.
  3. Você não tem um planejamento, o que é fundamental tanto estratégica quanto operacionalmente.
  4. Você tem um planejamento, mas ele não sai do papel. Comprometa-se com as ações.
  5. Você não tem um público claramente definido. Quanto mais específico, melhor.
  6. Você não conhece o seu público. Você apenas supõe quem ele seja. Talvez seja a hora de criar buyer personas.
  7. Você ignora os números. Não analisa resultados de suas ações por meio de indicadores e, idealmente, métricas.
  8. Você só mensura vendas. Não tem um painel de métricas capaz de mensurar meios e fins.
  9. Você aporrinha o seu público enviando mensagens em excesso. Construa um bom mailing e não abuse dele.
  10. Você não faz call-to-action. Ok, seu conteúdo é agradável, mas os resultados não aparecem.
  11. Você não publica conteúdo suficiente. Qualidade é importante, mas frequência também.
  12. Você tem medo de errar. Por isso, não arrisca. O conteúdo é sempre o mesmo, os canais também.
  13. Você não cria autoridade porque não está imerso no seu setor. Seu conteúdo é muito superficial.
  14. Você tem seus pontos de vista, mas não está aberto a ideias diferentes.
  15. Você não está buscando conhecimentos novos. Falta leitura, participação em eventos, café com outras pessoas da área etc.
  16. Você pensa pequeno. Os objetivos são tímidos e as metas, facilmente atingíveis.
  17. Você não tem as fontes certas nem dentro nem fora da sua empresa. Resultado: o conteúdo é pobre.
  18. Você se comunica em silos. Cada canal tem uma linha editorial própria, sem uniformidade nem consistência.
  19. Você está muito focado em um canal em particular. Cuidado com a monocultura do Facebook.
  20. Você tem um plano B para a sua estratégia de conteúdo. A simples existência do plano B é a admissão da possibilidade de fracasso.
  21. Você não sabe quem é o dono do seu conteúdo. Ninguém responde por ele em sua empresa.
  22. Você não tem o apoio da direção da empresa. Ela não aposta fichas no plano de comunicação.
  23. Você é muito lento para produzir ou distribuir conteúdo. Qualquer decisão operacional leva dias, semanas, meses. E aí o timing se perde.
  24. Você não distribui conteúdo por múltiplos meios. Não compartilha em redes sociais, não envia newsletters etc.
  25. Você não escreve com os mecanismos de busca em mente. Não define palavras-chave. Seu SEO é fraco.

As fontes consultadas foram:

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